Café requentado realmente faz mal?
Quem nunca exagerou na dose ao preparar o Café Criativo ou já fez uma quantidade à mais só para sobrar de propósito e tomar depois? Dá uma dor no coração jogar Café Criativo fora, mas sabia que não é bom para a saúde tomar café requentado?
Para os apreciadores de café a bebida tem que ser feita na hora e na quantidade certa. Nem precisa ser um especialista para concordar, café requentado não é, nem nunca será uma boa escolha.
Especialistas advertem para os malefícios do café requentado. Embora a prática seja bastante comum entre a população em geral, ela não é recomendada.
Não importa o método de extração escolhido, assim que o pó é moído e o café preparado, dá-se início ao seu processo de oxidação e perda de suas características originais, mesmo que seja consumido poucas horas depois ou de um dia para o outro.
Além disso, ao reaquecer a bebida, você elimina todo o seu aroma, que dá sabor à bebida, por conta da degradação de suas substâncias, resultando em um café com gosto ruim de queimado.
Entenda abaixo porque café requentado deve ser evitado!
Café requentado acelera a sua oxidação
Chamamos de oxidação o processo que se dá quando uma matéria orgânica, no caso o pó de café, entra em contato com o oxigênio, causando alterações nas propriedades da bebida.
Em relação ao café, a oxidação destrói o seu aroma, principal responsável pelo sabor da bebida, alterando as suas características. Mas, não é só pela perda de sabor, que o café requentado não é recomendado.
Apesar de o oxigênio ser fundamental para a nossa sobrevivência, a sua influência sobre os alimentos, provoca a degradação dos mesmos, sendo extremamente nocivo ao ser humano ingerir um alimento já oxidado ou em processo de oxidação.
Como a oxidação no café acontece?
O processo de oxidação do café já começa logo após a moagem do grão, e aumenta de velocidade a cada 10 °C acima da temperatura ambiente, que normalmente fica entre 25 °C.
Por isso, especialistas recomendam moer apenas a quantidade necessária para cada preparo, e o consumo logo após o preparo.
Uma vez preparado, seu processo de oxidação começa após cerca de 20 minutos.
Se colocado em garrafa térmica, visto que conserva a bebida quente, isso só vai acelerar a sua oxidação, pois aos 50 °C, a oxidação ocorre duas vezes mais rápido.
Dessa forma, estima-se que a sua oxidação ocorra em, aproximadamente, em uma hora. Para agravar a situação, o açúcar é o maior inimigo no processo de oxidação. Caso você armazene o adoçado, ele destruirá todos os compostos responsáveis pelo aroma e sabor característicos de um café fresco, passado na hora.
Isso não significa que você não pode utilizar uma garrafa térmica, mas é preciso armazenar a bebida minutos após o preparo e consumi-la o mais rápido possível.
Caso contrário, haverá uma queda na qualidade da bebida sob influência da reação química que ocorre na oxidação.
Portanto, nada de guardar café para ser requentado e consumido mais tarde! Além de não valer a pena, um café fresquinho tirado na hora leva apenas alguns minutinhos.
Moro sozinho, como não requentar meu café?
Se você consome o Café Criativo sozinho, temos duas opções para você não consumir café requentado.
O é ideal para quem é Criativo e quer sempre consumir um café fresquinho. Você tem um mix de sabores de cafés criativos e especiais da melhor forma, com muito mais estilo e rapidez para o consumo.
Chega de tomar café requentado!
Benefícios de um café fresco
Um café de alta qualidade, pode trazer inúmeros benefícios à saúde.
Mas para aproveitar todos esses benefícios, os grãos devem ser de boa procedência, estejam frescos e dentro da validade, além de sempre serem armazenados em recipiente bem fechado, mantido em local seco e arejado.
Além disso, ele deve ser moído e preparado na hora, para que seja rico em sabor e aroma, independente do método de extração utilizado.
Com isso, uma xícara de café por dia pode lhe oferecer mais energia, te deixar mais alerta e reforçar a sua capacidade de concentração nos jobs.
Ainda pode melhorar o humor, aliviar dores de cabeça, favorecer a perda de peso, e prevenir algumas doenças, por conta da presença de compostos fenólicos.
Como, por exemplo, diabete tipo II, doença de Parkinson, Alzheimer, problemas renais, doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.
Viu, o café é um grande aliado da saúde, desde que você não cometa excessos e respeite a recomendação diária de consumo.
Com tantas opções de cafés de qualidade e métodos de preparo mais acessíveis do que nunca, porque não apostar em um café fresquinho feito na hora?
De agora em diante, café requentado nem pensar!